08 maio, 2006

41 semanas e 2 dias e...

eis o grande dia, pois é... Finalmente nasceu o meu anjinho Gabriel, às 13 horas e 50 minutos, com 3,150 kilos. Assim k possível venho cá contar como td aconteceu, com td os pormenores.


Gabriel



Agradeço td o vosso apoio e ajuda nestes meses, k o anjo da guarda Gabriel vos protega:
Abril.2006.5 005

Gabriel
"Gabriel significa «Deus é a minha força» Gabriel (entidade feminina) é o famoso Anjo que anunciou a Isabel e a Maria os nascimentos dos seus filhos, respectivamente Jõao Baptista e Jesus de Nazaré. (...), Gabriel tornou-se conhecido como o Anjo «mensageiro». Esta missão de Gabriel no mundo tem tido continuidade, ajudando assim futuros pais e mensageiros humanos.
No primeiro caso, Gabriel conduz aqueles que desejam ser pais, abrindo o caminho para a concepção ou facilitando os processos de adopção, se for o caso. Gabriel dá força e coragem a esses pais e ajuda as mulheres grávidas a manterem-se focalizadas no seu estado de graça, por forma a criarem a melhor atmosfera para o ser que vão dar à luz.
No segundo caso, este arcanjo ajuda as pessoas ligadas à arte e comunicação. Todos aqueles que estejam envolvidos na comunicação de mensagens espirituais - actores, artistas, escritores, músicos, bailarinos, modelos, jornalistas, compositores, repórteres, cantores, professores, etc. - devem invocar o anjo Gabriel para obterem orientação e promoção, pois é a sua missão propiciar a expressão e realização dos talentos.
Este arcanjo também actua como um treinador, inspirando e motivando os artistas e os comunicadores, e ajudando-os a superar o medo e a protelação.
Desde sempre que Gabriel é tido como um arcanjo forte e podoroso. Todos aqueles que o invocam tornam-se mais actuantes, vendo-se envolvidos em acções que produzem resultados benéficos. Gabriel é, por excelência, um arcanjo de acção!"
In "Arcanjos e Mestres Esperituais" - Doreen Virtue, Editora Pergaminho
Categoria: Anjos, cuidam da segurança do indivíduo.
Pertence à 9ª categoria dos 9 coros dos Anjos da Guarda
Príncipe: Gabriel
Número da sorte: 9
Abril.2006.3 008
Tanita

07 maio, 2006

41 semanas e 1 dia e...

é o dia da Mãe. Kero mandar um beijinho pra td as Mães, mas claro k um mt especial pra minha Mãe.
Tb kero desejar as maiores felicidades a esta mamã de 1ª viagem k ficou a saber há dias k transporta no seu ventre uma menina pra grande satisfação do papá, pois é, mais uma Mariana pra nossa blogoesfera.
Aproveitem hoje o dia pra curtirem os vossos filhotes ao máximo.
Mais um dia tão esperado pro nascimento do Gabriel e nada do Gabriel kerer nascer. Sinceramente já tava à espera, embora ontem à noite tivesse tido algumas contracções bem mais fortes, sempre pensei k depois de me deitar elas iriam passar, e foi o k aconteceu. Essas contracções são resultado do esforço k fiz durante o dia, sim porke em casa n tenho parado kero deixar o máximo possível feito e pronto. Tb tenho andando mt e subido mt escadas, é k eu moro num 3º andar sem elevador e subo e desço akelas escadas várias vezes ao dia, faço mesmo kestão disso, por vezes desço de propósito pra deitar o lixo fora ou pra ir dar uma voltinha só pra voltar a subir as escadas e mesmo assim NADA. Eu cada vez mais tenho a certeza k o Gabriel n vai nascer antes de quarta feira, e se kerem saber até me dá um certo alívio. Sinto-me mais confiante por saber k é o meu obstetra k tá lá nesse dia, k é ele k vai induzir e possivelmente fazer o parto, dá-me mais segurança, porke como td nós sabemos temos logo um tratamento diferente, por mais k nos custe a aceitar é mesmo assim. Ainda no passado dia 3 de Maio kando fui ao Hospital de Faro passou-se comigo um episódio mt engraçado, k n tem graça nenhuma. Como já tinha referido anteriormente, tava pouca gente nas urgências e por isso fui logo atendida, kando entrei a enfermeira com um ar arrogante mandou-me ir fazer xixi pro copo k tava na casa de banho pra fazer as análises, e eu assim fiz n "passando mt cartão" aos modos da enfermeira, kando saí da casa de banho deparei-me com o meu obstetra, com mais 2 médicos estagiários, com a enfermeira e com 1 serviçal, td numa salinha minúscula, e eu com o copo espetado pra entregar à enfermeira k em vez de recebê-lo deu-me um toke, tipo a empurrar, e disse: «vá, vá, saia lá daí k o Dr.º ker passar» e isto ainda com akele ar arrogante. Fikei tão irritada k lhe respondi: «e ker k vá pra onde?», pois n havia espaço nenhum ali, tavamos td juntos, mas ela n me respondeu. Mas, o médico n keria passar ele vinha era cumprimentar-me e conversar comigo, kando começamos na brincadeira, porke ele é mt divertido, a enfermeira mudou totalmente o comportamento, n sei se ela só se apercebeu nesse momento k ele era o meu médico assistente, mas apartir daí só faltou andar comigo ao colo, a perguntar se era o meu 1º filho, k idade tinha, enfim..., até me vir embora fui super bem tratada. Dá pra perceber isto? Só mesmo em Portugal... Pra td precisamos de cunhas. Tenho pena de fazer esta afirmação mas é mesmo o k sinto.
Hoje de manhã fomos presenteados pela Susy com esta linda blusa da Disney:
Abril.2006.7 004
Obrigada!

06 maio, 2006

41 semanas

Kem diria k xegariamos às 41 semanas, nunca pensei em xegar às 40 kanto mais às 41. Mas, tenho de ver a "coisa" pelo lado positivo, sim porke como em td à sempre um lado positivo e um lado negativo. Neste caso o negativo é mesmo o cansaço, já me sinto mt pesada, engordei nestas últimas semanas, depois ainda tenho o inxaço, k xega mesmo a doer, pra n falar da ansiedade de tar à espera do "grande dia", se bem k axo k até consegui minimizá-la. O positivo é k tenho tido tempo pra organizar as coisas, como já n tenho a agilidade de antes tenho mesmo de fazer as coisas as poukinhos.
Ontem aproveitamos a folga do Sérgio pra irmos à praia de Faro, mas tava mt vento, n dava pra fazer praia, por isso apenas fizemos uma caminhada à beira mar e depois fomos pro Forum (centro comercial) comer e aproveitamos pra ir ao cinema ver o filme Missão Impossível III, sim porke n sabemos kando teremos oportunidade de fazê-lo novamente. Depois do cinema fomos ao supermercado às compras, pra enxer os armários e o frigorífico, mas tb acabamos por comprar mais umas coisitas pro Gabriel.
Abril.2006.7 003
Abril.2006.7 004
Abril.2006.7 005
Em casa já tenho td arrumado e limpo, até os cortinados lavei. Neste momento tenho a roupa td lavada e passada, só me falta guardar a roupa de inverno e tirar mais roupa de verão, k é o k vou fazer agora nestes dias.
Já colokei o berço do Gabriel no meu karto.

Abril.2006.6 011

Abril.2006.6 013

Os IRS's e os IVA's tb tão kase td prontos, pelo menos tá td organizado, só falta pekenas coisas k já n dependem de mim.
Tb já tomei algumas decisões, nomeadamente ao tempo k vou ficar em casa, vou optar pelos 4 meses, sei k mt de voçês vão dizer: «olha k é pouco, vai custar-te mt separares-te do Gabriel, vais arrepender-te», mas infelizmente vai mesmo ter k ser assim, porke receber menos 20% do ordenado durante 5 meses vai fazer mt diferença no orçamento familiar, principalmente agora com um bebé e com a casa nova. Mas tb tenho a vantagem de este ano ter 32 dias úteis de férias, sim, são 25 dias k tenho direito, mais 5 dias por ter tirado as minhas férias do ano passado no período de inverno, mais 1 dia n gozado do ano passado e mais 1 dia por ter tado nas mesas eleitorais das últimas eleições. N posso é tirar este dias td seguidos, mas dá pra dividi-los e junto metade deles à licença de maternidade o ke já dá mais algum tempinho pra curtir o meu filhote. E n me posso eskecer k durante um ano trabalho menos 2 horas por dia e axo k vou optar por entrar 1 hora mais tarde e sair 1 hora mais cedo, ou seja entrar às 10:00 e sair às 16:30. o k tb é óptimo. Tb já decidimos k o Sérgio tira agora só os 5 dias k vai tentar juntar com folgas pra dar mais uns diazitos e os 15 dias fica pra kando terminar a minha licença de maternidade, período em k vou tar de férias. Assim aproveitamos pra darmos uma voltinha os 3, pois vai calhar em finais de Agosto princípios de Setembro e o Gabriel já tem 4 mesinhos.
O pediatra tb já tá escolhido. Tava inclinada pro Dr.º Santos Cardoso, há mt k oiço falar bem dele, mas só consegui o telefone do consultório na altura da Páscoa e tentei ligar mas tavam de férias, depois kando voltei a ligar a funcionária disse-me k devia ter telefonado mais cedo, k n conseguia de maneira nenhuma arranjar uma vaga pra um bebé, só pra Junho. Então, resolvi ligar pro Dr.º Maio, xefe da pediatria do Hospital de Faro, k é o pediatra dos filhotes de algumas colegas e amigas minhas k me deram boas referências dele. Ao ligar fui informada pela funcionária k só posso marcar consulta kando o Gabriel nascer, mas, pra n me preocupar k o Dr.º arranja sempre uma vaga pros bebés. Agora é só esperar k o Gabriel nasça pra marcar a consulta.

05 maio, 2006

40 semanas e 6 dias e...

ganhei a aposta, sim porke ontem eskeci-me de mencionar mais apostei com a minha vizinha Lena, um bolo e um sumo, em como o Gabriel n nascia ontem e claro k ganhei. Axo k já começo a conhecer o meu filhote e tenho kase a certeza k ele n vai nascer antes do dia 10 de Maio, vou ter mesmo k ser internado nesse dia pra provocar o parto.
Os sinais pararam, desde ontem à noite, as dorzinhas ficaram mais fracas, por isso amigos ainda n é pra já. Parece k vamos mesmo xegar às 41 semanas.
Keria ainda agradecer-vos pelo vosso apoio e pelo vosso carinho nestes últimos dias ke sinceramente pensei k fossem mt mais difícies de suportar, mas como consegui superar a ansiedade to a conseguir lidar mt bem com a situação.
Vou aproveitar ainda este post pra falar sobre:
Música
Músicas
Comprei este CD pro Gabriel no imaginarium, é só instrumental e tem melodias mt agradáveis. Mas, pra lem deste CD, o Gabriel, tem mais este
Abril.2006.3 012
k foi oferecido na compra do detergente pra sua roupinha, o Blancotex. Este tem meia dúzia de músicas k são cantadas mas tb são mt giras. E ainda tem o CD e o DVD da Escolinha da Música, k foi o meu irmão k tirou da net e gravou pro sobrinho.
Mas n pensem k os CD's tão guardados à espera k o Gabriel nasça, eles têm tado em uso, pois é, desde k os tenho em minha posse k os ouço pra k depois o meu filhote os reconheça e se acalme com eles, li sobre isso em vários artigos e como mal n faz há k exprimentar. No trabalho n dava pra ouvir porke n keria massacrar as minhas colegas com isso, mas em casa ouvia e ouço praticamente td os dias, principalmente enkanto tou a trabalhar com a Mónica, pois ela n se importa, mt pelo contrário, ela até gosta, porke como tem um primo k é seu afilhado com 1 aninho sempre vai praticando as músicas pra cantar pra ele, eu até já gravei um CD com as músicas da Escolinha da Música pro Diogo. Haviam de nos ver as duas a cantar feitas malucas alto e bom som, até batemos palmas no fim, lol, já sabemos as músicas de cor e salteado. Tenho a certeza k o Gabriel vai reconhecer a voz da tia Mónica.
Mas, pra lem destes CD's tb ouço o Mozart, pois tb li em alguns artigos k ouvir música clássica na gravidez aumenta o QI dos bebés e como tenho lá em casa um CD com várias músicas do Mozart faço o pekeno sacrifício em ouvi-lo, digo o pekeno sacrifício, porke sinceramente n sou grande apreciadora desse género musical, mas se a inteligência do meu filhote depende disso... Pelos nossos baby's fazemos td né?
Tirando estes CD's ouço td o tipo de música, adoro ouvir música e adoro dançar. No trabalho temos sempre música a tocar. Ainda frekento bares e festas e danço mesmo com esta barrigona, por vezes dou com as pessoas a olharem de lado tipo: "o k é k esta faz aki com esta barrigona", mas eu apenas sigo o conselho do meu obstetra e danço e salto o máximo possível e mesmo assim n há maneira do Gabriel nascer.
Posto td isto tenho a certeza k o Gabriel tb vai adorar ouvir música e dançar, vamos ver.

04 maio, 2006

40 semanas e 5 dias e...

acordei com umas dorzinhas de barriga, tipo akelas k temos kando tamos à espera do período, e tou desde ontem a ver sinais, mas poucos, e n são sinais de sangue, são castanhos, tb do género do final do ciclo mestrual. Estes sinais começei a vê-los ontem após o "médico colocar os dedos" pra observar-me, por isso penso k sejam sekência disso e n sinais de parto, ou será k tou enganada e o Gabriel decidiu k hoje será o grande dia. A minha vizinha Lena desde ontem k leva a dizer k é hoje, lá pro final da tarde. E n é a única a apontar o dia 04 de Maio, ontem fui ao meu local de trabalho pra cantar os parabéns à minha colega Ana Mousinho, k completou o seu 23º aniversário, e algumas colegas disseram pra me preparar porke era hoje. Mas, já ouvi isto tantas vezes k sinceramente n levei a sério, pode ser k me supreendam, lol. A Ana é k tava convencida k o Gabriel nascia ontem, no seu dia de anos e ficou triste por isso n ter acontecido. A minha opinião é k o Gabriel como taurino k é, k têm como principal característica a teimosia, só pra xatiar td vai nascer num dia k n seja indicado por ninguém, lol. Este meu filhote vai ter uma personalidade mt forte, já tou a imaginar o k vou passar... Mas, n te preocupes filhote k a mãe apoia-te, escolhe tu o dia, mas... se der pra pôr uma cunha k tal escolheres o dia 07 de Maio, dia da Mãe, ficava-te mt agradecida... Brincadeira, lol.
E... Já temos mais coisinhas pro Gabriel, vejam só:
A banheira (a minha prima Sara já trouxe a banheira k era do Rodrigo):
Abril.2006.5 008
Abril.2006.5 010
Abril.2006.5 011
A cadeirinha pra comer da Chicco (foi a minha colega Lúcia k me deu era da sua filhota Maria Inês):
Abril.2006.4 033Abril.2006.4 032
Mais uma jardineira (oferta da Carla Markes k vai amanhã de novo pro Açores e sem ver o Gabriel, deixa lá miga k depois post foto do rapaz):
Obs: Adoro ver os rapazes de jardineiras, axo k ficam o máximo, obrigada amiga.
Abril.2006.5 011
Umas botinhas (numa das minhas idas à farmácia pra medir a tensão fomos presenteados com estas botinhas por uma das funcionárias k foi minha colega no secundário, a Ana):
Abril.2006.5 012
Porta documentos, porta toalhitas e um conjunto de 3 bolsinhas pra guardar o umbigo, o 1º dente e o 1º cabelo (axei mt giro e resolvi comprar):
Porta documentos

03 maio, 2006

40 semanas e 4 dias e...

fomos fazer mais uma visita às urgências do Hospital de Faro.
Abril.2006.6
Pois é, eu tava mesmo certa, ainda n foi desta, mas agora sei k já falta mt pouco, é mesmo uma kestão de dias e k na pior das hipóteses será de hoje a 8 dias, porke se o Gabriel n nascer entretanto, dia 10 de Maio vou ser internada pra provocar o parto. Será k o Gabriel vai fazer-nos esperar até lá? Axo k n, vamos ver. (Vejam aki mais informações sobre a consulta).
Agora a data mais falada pro nascimento é o dia 07 de Maio, o dia da Mãe, até era giro, era a melhor prenda k eu podia receber. E falando em prendas dizem k nos Hospitais costumam dar prendas às mães nesse dia, n sei se será verdade mas sinceramente axo mt estranho gastarem dinheiro com prendas e ainda por cima oferecerem-nas, sim porke aki na Maternidade de Faro n oferecem nem dão nada. A sério, n temos direito a fraldas, nem produtos pro bebé, até produtos pra nós temos de levar, e no caso dos produtos pros bebés sei ke por exemplo a Mustela fornece produtos grátis pras ofertas, mas essas nunca xegam a nós, as funcionárias encarregam-se de dividir entre elas k por sua vez oferecem a kem kerem. Enfim... estamos em Portugal...

02 maio, 2006

40 semanas e 3 dias e...

o Gabriel continua dentro da minha barriguita e segundo parece mt bem.
Aproveitamos o bom tempo no fim de semana e tb o facto do Sérgio tar no turno das manhãs e fomos todas as tardes (Sábado, Domingo e Segunda) pra praia de Faro.
Abril.2006.5 009
Fartei-me de andar, até os pés deixarem (devido ao inxaço)
Abril.2006.5 005Abril.2006.5 006
e nadar, nadar sim, disseram-me ke era mt bom nadar e como a água n tava mt fria (pelo menos eu n axei) nadei e mergulhei bastante.
Abril.2006.5 010
Deviam ter visto eu com esta barrigona dentro de água a mergulhar, lol.
Abril.2006.5 003
Abril.2006.5 002
Foi curioso ver a reacção das pessoas na praia, ficavam td a olhar pra mim, n sei se n tão mt habituadas a verem uma grávida de bikini ou se era simplesmente pela barriga, mas o k é certo é k olhavam e faziam comentários baixinho. Mas, é claro k n me importei nem um pouco com isso, axei engraçado foi os comentários, e esses sim altos, de algumas crianças, k com a sua típica ingenuidade gritavam: mãe, mãe, olha akela barriga... tão grande... tá mesmo ali um bébe? lol. Estas idas à praia fizeram-me bem , a sério, sinto-me mt bem, tenho dormido melhor (talvez devido ao cansaço), o inxaço tb melhorou, fikei com uma corzinha o k me dar um ar mais saudável (já tava mt branca), as dores n aumentaram, apenas axo ke a barriga descaiu mais um pouco (n sei se é impressão minha). Sinto-me tão fresca k tenho kase a certeza k amanhã vou só fazer mais uma visita ao Hospital, pois é k amanhã é dia 3 de Maio, o dia k o Dr.º Carlos Reis nos mandou ir ao Hospital de Faro caso o Gabriel n nascesse entretanto. Por isso amanhã de manhã lá vamos nós, mas, como n sinto dores nem existe nenhuns sinais de parto e a tensão tb tá +- controlada e como o médico n é a favor de provocar o parto (ainda n me deu nenhum toke) axo k o mais certo é depois de me observar e verificar k tá td bem mandar-me pra casa e pedir-me pra continuar a controlar a tensão, andar bastante e ter mt relações e esperar mais uma semana, pois deve mandar-me ir lá novamente dia 10 de Maio (dia em k se encontra de serviço) caso o Gabriel n nasça antes. Depois conto-vos como foi e se tava certa ou n.
Antes de terminar o post keria felicitar este menino e os seus pais pelo seu nascimento. Ke sejam os 3 mt felizes. Lembram-se do post k escrevi no dia 29 de Abril, em k dizia k no dia 28 nasceu o André, no dia 29 a Mariana e no dia 30 seria o Gabriel, pois, n foi o Gabriel mas foi o Tiago k nasceu no dia 30, teria sido engraçado se o Gabriel tivesse nascido no dia 01 de Maio.